MK12

MK12
Criado :
15-07-2022

Mk12 Mod 1

(A Famosa arma do filme O Grande Herói)

Tudo deu início na velha e conhecida M16 usada pela maioria das forças americanas. Porém com o passar do tempo houve a necessidade de uma atualização. A empresa Naval Surface Warfare Center Crane Division criou somente um Up receiver com um trilho flutuante e um cano de diâmetro maior, criando então a MK12 Mod 0 que nada mais era que uma modificação dentro da categoria SOPMOD (Apenas para as forças especiais dos EUA)

Após isso, a empresa Knight’s Armament criou um trilho RIS/RAS de 12 polegadas com o mesmo sistema de cano flutuante dando início ao projeto Mk 12 Mod 1. Este modelo ficou bastante conhecido após o lançamento do filme The Lone Survivor (O Grande herói). Que contou a história dramática de um esquadrão dos Navy Seals que sofreu uma emboscada em 28 de junho 2005 no Afeganistão conhecida também como a operação mais desastrosa da história dos Navy Seals. Dois dos operadores aparecem em punho de suas Mk12, Marcus Luttrell (MK 12 Mod 1) e Matthew Gene Axelson (MK 12 Mod H). A variação MK 12 Mod H surgiu apenas com a adição de uma coronha crane a tornando ainda mais versátil que suas irmãs Mod 0 e Mod 1.

Dentro do mundo do airsoft este equipamento é fabricado por várias marcas conhecidas tais como VFC, CYMA e BOLT. Dentre todas as que já foram fabricadas se você busca um pouco de realismo, a Mk 12 Mod 1 e Mk 12 Mod H da marca Bolt Airsoft, possui o sistema de recuo e blowback e também acompanham o silenciador próprio destes equipamentos. Espero que tenha gostado deste artigo. Abraços.