O Alfabeto Fonético
O Alfabeto fonético da OTAN foi criado em 21 de fevereiro de 1956 com o intuito de melhorar e aperfeiçoar a comunicação e a troca de informações entre Marinha, Aeronáutica e Exército sem existir margem para erros. Porém, nós do Airsoft acabamos usando o mesmo.
O alfabeto da OTAN define palavras-chave para letras do alfabeto inglês através de um princípio acrofônico (Alpha para A, Bravo para B, etc.) para que combinações críticas de letras (e números) possam ser pronunciadas e entendidas por aqueles que transmitem e recebem mensagens de voz por rádio ou telefone, independente de seu idioma nativo, especialmente quando a segurança de navegação ou de indivíduos é essencial.
É informalmente conhecido como "alfabeto Zulu" na Aeronáutica brasileira.
Os sinais de mão tático militar
Os sinais de mão tático militar foram criados para que os operadores das forças de segurança pudessem se comunicar de forma silenciosa.
A origem dos gestos de combate remete a Pré-História, quando os caçadores precisavam se comunicar, de forma silenciosa, antes de atacar sua presa. Em aplicações militares, os códigos ganharam força durante a Segunda Guerra Mundial para ajudar em combates de maior mobilidade e velocidade, com unidades menores.