Ferramentas Básicas para iniciar sua Oficina

Ferramentas Básicas para iniciar sua Oficina
Criado :
27-05-2022

Ferramentas iniciais para manutenção de equipamentos de airsoft, por onde começar?

A maior dúvida para quem está querendo trabalhar com manutenção em airsoft é: quais ferramentas devo comprar inicialmente.

Nesse artigo vamos abordar esse assunto e ajudar você que está iniciando no ramo e não sabe por onde começar.

Equipamentos de airsoft em sua maioria utiliza ferramentas de médio e pequeno porte, logo dificilmente você vai precisar comprar ferramentas muito grandes.
Outro ponto também é que muito poucas precisam de chave de boca ou estria, sendo assim você não vai comprar ferramenta desse tipo, não inicialmente.
Você vai precisar inicialmente de ferramentas mais utilizadas e essas são bem pequenas, dependendo da sua região pode ser até difícil encontrar.

Vou abordar inicialmente as ferramentas mais utilizadas e que realmente você precisa ter, todas as demais você vai adquirir conforme for precisando. Por exemplo: pegou um equipamento para consertar e não tem aquela ferramenta X, então você vai sair e comprar aquela ferramenta para aquele serviço e assim você vai começar a aumentar naturalmente suas ferramentas.

Mas vamos para a lista de ferramentas que precisa para iniciar na manutenção em equipamentos de airsoft:

  • Chave de fenda. Você precisa comprar uma chave média, uma fina e longa, uma fina e curta.
  • Chave phillips. Essa é muito usada, porém não precisa de uma variação muito grande, você precisa de uma com a ponta média, porém longa, pois vai usar muito para soltar tubo stock de m4, essa é uma das ferramentas mais utilizada na oficina de manutenção em airsoft, é igual a chave 10 em oficina mecânica.
  • Um jogo de chave de precisão, nesse jogo você terá chave fenda e phillips bem fininha, que você vai usar muito.
  • Jogo de saca pino. Nesse jogo você precisa dos sacas de espessura média e bem fininho, pois o que não falta em equipamento de airsoft é pino pra sacar.
  • Jogo de chave allen. Do número 8 para baixo e dê preferência para as longas, pois temos alguns parafusos allen bem fundo e que chave curta não alcança. Nas chaves allen temos medidas difíceis de achar no nosso mercado, logo 1mm, 1,2mm, 1,3mm e 1,5mm quando achar compre mais de uma, pois usa muito e se estraga rápido.
  • Jogo de chave torx. Você pode iniciar comprando esse jogo comum que vem 6 peças, mas logo será necessário um jogo de precisão, pois temos alguns equipamentos que usam esse tipo e parafuso.
  • Martelo. Não precisa ser um martelo grande, mas você precisa ter um.
  • Alicates, de corte, ponta fina, ponta curva, de pressão, bico de papagaio, universal, todos são utilizados no dia a dia.
  • Ferro de solda. Você pode iniciar com um ferro de solda simples de 60w, mas o ideal é se planejar para uma estação de solda, pois você usa muito dentro da oficina.
  • Assoprador de calor. Essa ferramenta você precisa apostar numa profissional, pois igual a chave e fenda phillips longa você vai usar muito dentro da oficina pra afrouxar parafusos colados.
  • Multímetro. Mesmo usando apenas algumas funções você precisa ter, pois sem essa ferramenta será muito difícil descobrir alguns tipos de defeito.
  • Essas são algumas ferramentas é claro que você pode logo no primeiro serviço se deparar com a necessidade de alguma outra ferramenta, tipo maquina de furar que vai emendar em brocas de aço rápido e assim por diante, mas a lista acima é uma luz para quem pensa em montar seu cantinho de trabalho. 

    E se por ventura ficou mais perdido ainda, veja nossos diversos módulos com toda certeza algum vai te orientar no caminho correto e nunca se esqueça, todos os nossos módulos tem suporte individual, então adquirindo você pode contar com nossa mentoría para lhe auxiliar pelo caminho a frente. Pode contar com a gente!